Primeiramente foi desenvolvida a fala, criada no período Neolítico como forma de expressão e comunicação entre as pessoas através de relatos orais, porém, a linguagem não é apenas um conjunto de palavras faladas, obtendo assim no ano 5.000 A.C a escrita cuneiforme criada pelos Sumérios, se tratando da escrita feita com o auxilio de objetos em formado de cunha. Através disso, desenvolveu-se uma maneira mais simples e objetiva da escrita.
No Ano de 2.000 A.C surge o alfabeto criado pelos Fenícios juntamente com um suporte para a escrita, criando-se assim o Papiro (papel usado no Séc. X).
Em 1450 ocorreu o desenvolvimento da imprensa por Gutenberg, utilizando a tipografia criada inicialmente pelos chineses, que, no entanto, não era reutilizável, mas com a criação da prensa tipográfica houve a reutilização dos mesmos tipos para compor diferentes textos, mostrando-se eficaz, sendo utilizadas até os dias de hoje, constituindo a base da imprensa por muitos séculos. Como conseqüência da Tipografia, temos o surgimento das línguas nacionais, a Indústria do Livro, com a Reforma Protestante e a Contra-Reforma.
Texto: Camila Tatiê da Silva
domingo, 11 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário