De maneira descontraída, Batuíra comentou sobre os custos do jornal, sobre quão caro é um espaço nesse e o valor do papel usado.
O palestrante disse que a grande dificuldade do futuro será fazer a migração do conteúdo do jornal para a internet, afinal, há a questão da credibilidade. Segundo ele, quando a maioria das pessoas lê uma notícia na internet, sempre procura confirmar a informação em questão.
Outro ponto abordado por ele foi o fato de que o cliente do jornal não é apenas aquele que o compra ou assina, afinal, o leitor não é necessariamente quem paga pelo jornal. Existe o famoso “empréstimo de jornal” e por isso, o mesmo é feito para um público maior do que aquele que o adquire. Por esse fato, é necessário agradar a um público muito grande, formado por crianças, homens, mulheres, gays... Em suma, o jornal precisa agradar a todos os gostos.
O diretor do Jornal de Piracicaba revelou que se o jornal tiver alguma notícia que prejudique algum anunciante, esse não deixará de dar a mesma, visto que, se for preciso escolher entre os dois, será como precisar escolher entre os leitores e o anunciante. Portanto, eles escolherão os leitores, pois são esses que dão razão à existência do Jornal.
Marcelo Batuíra finalizou abrindo espaço a perguntas e, em resposta a uma delas, colocou sua posição sobre o diploma do curso de Jornalismo. Disse que a capacidade é mais importante em um jornal que propriamente o diploma, porém, que na faculdade aprendemos as técnicas e provavelmente passaremos na frente dos que se aventuram pela área jornalística.
Em tom de descontração, Marcelo Batuíra abordou temas jornalisticos sérios e interessantes, brindando o dia do Jornalista com sua palestra.
Matéria e Publicação: Ana Paula Rosa
Fotos: Thalles da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário